NO AR

Grande Rio TV - Web Radio Ativa

granderiotv.com.br

Bem Estar

Creas realiza Arraiá dos Direitos dos Idosos

O Disque 100 é um número de telefone que recebe denúncias anônimas e encaminha aos órgãos competentes para que seja iniciada uma investigação.

Publicada em 28/06/24 às 19:45h - 27 visualizações

por PMPE/AI


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Idosos durante realização do evento  (Foto: PMPE! AI )

A equipe do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da Estância Turística de Presidente Epitácio realizou um Arraiá dos Direitos dos Idosos, nesta quarta-feira, (26), com o intuito de promover uma ação de conscientização da campanha Junho Violeta, que propõe reflexões e a ampliação de informações sobre a prevenção das diversas formas de violência contra a pessoa idosa. 


Para conduzir a atividade, a psicóloga Mayara Borges Lima e Silva, a assistente social Miriam Hoshiba e o procurador jurídico AS Gabriel Chanquini Dias do Creas iniciaram com a apresentação de formas de denunciar suspeitas de maus-tratos a pessoa idosa, a definição de idoso e os principais direitos previstos para proteger e valorizar esse grupo de pessoas. "Existem diferentes tipos de violência, como a psicológica, física, patrimonial, além da negligência e dos maus-tratos, independente da forma de agressão, a sociedade em geral tem o papel de combater e denunciar práticas como essas que uma pessoa idosa pode sofrer, inclusive de seus familiares mais próximos, o Creas é um dos órgãos que podem auxiliar no atendimento a essa vítima”, explica a assistente social do Creas de Presidente Epitácio. 


O Disque 100 é um número de telefone que recebe denúncias anônimas e encaminha aos órgãos competentes para que seja iniciada uma investigação. Outras formas de denúncia são através do Ministério Público, Delegacia Civil, Delegacia da Mulher ou outras entidades governamentais. "O Estatuto da Pessoa Idosa prevê a garantia e a proteção à vida e à saúde, permitindo um envelhecimento saudável e em condições de dignidade, além de direitos a atendimentos prioritários, acesso a assistência pública, vagas no transporte público, entre outros benefícios garantidos por lei”, explica o procurador jurídico AS.


A atividade foi encerrada com uma dinâmica que propôs às pessoas presentes no Arraiá dos Direitos dos Idosos, a caracterização de bandeirinhas com as temáticas apresentadas pela equipe técnica do Creas. “Cada um irá decorar a bandeirinha com frases ou imagens que demonstrem os valores da pessoa idosa, os direitos e a importância do respeito em todas as fases da vida humana”, pontuou a psicóloga. 


Ao término das palestras e da dinâmica, os convidados aproveitaram para confraternizar, o espaço foi decorado com a temática junina e foram oferecidos salgados, doces e bebidas, e ainda a distribuição de um copo de brinde com a mensagem: Tão grave quanto a violência é a omissão. Não tenha medo, denuncie! Disque 100.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Presidente Epitácio, SP - Qual é a Sua Escola de Samba Preferida?

 Doce Mar
 Unidos da Ribeira
 Vila Maria







Atendimento Em Horário Comercial

(18) 997 072 335

Copyright (c) 2025 - Grande Rio TV - Web Radio Ativa