A prefeitura da Estância Turística de Presidente Epitácio adquiriu 5 mil livros para compor o acervo das salas de leitura das unidades municipais de ensino da educação infantil e ensino fundamental.
Os novos livros serão destinados às escolas que já possuem sala de leitura e também irão inaugurar o espaço nas creches novas do município, totalizando um investimento de quase R$ 160 mil em recursos municipais. “É uma alegria poder renovar e ampliar os títulos disponibilizados para as crianças, uma forma de possibilitar aos nossos alunos o acesso a esse mundo mágico e maravilhoso da literatura”, conta a prefeita de Presidente Epitácio, Cássia Regina Zaffani Furlan.
A iniciativa visa fortalecer as ações da Secretaria Municipal de Educação e Esportes em consonância com o Programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, que visa formar 90% de crianças leitoras nos anos iniciais, e também o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, proposto pelo Governo Federal para garantir a alfabetização de crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental. “O investimento em livros faz jus a todo o trabalho do Núcleo Pedagógico em conjunto com as unidades escolares, alinhado às formações que promovemos, com enfoque na alfabetização e fluência leitora. Reforça o compromisso em executar o trabalho com excelência, porque não adianta cobrar resultados, se não oferecermos aporte ao servidor”, pontua o secretário de educação e esportes, Leonardo Menezes Trombeta.
De acordo com Articuladora Regional da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo) Michela Hopka e a Articuladora Municipal Gislaine Senturion a formação LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil), uma das capacitações oferecidas aos educadores do município, propõe o desenvolvimento de atividades que incentivem o hábito da leitura desde os primeiros anos das crianças, “por isso o contato com o livro físico é fundamental, distanciando dos estímulos visuais de telas como celular e televisão”, conta Gislaine.
Cada título adquirido foi selecionado de acordo com a faixa etária das crianças, ou seja, as unidades de creche receberão determinados conteúdos, diferente dos anos iniciais e do ensino fundamental. “Alguns exemplares permitem que a criança experiencie texturas, como liso, macio, áspero, e etc., além de figuras tridimensionais, livros a prova d'água, leituras conduzidas por professores ou que serão realizadas de maneira individual, as possibilidades são ampliadas quando o acervo é diverso”, comenta Michel. “Citando Platão: ‘Livros dão alma ao universo, asas para a mente, voo para a imaginação e vida a tudo’, então essa iniciativa inédita no munícipio, com este volume de títulos, demonstra o apoio aos servidores e o mais importante aos alunos, para que eles possam aproveitar e viver esse mundo tão importante dos livros, com tantas histórias e experiências para a alfabetização e formação humana”, acrescenta o secretário.
A aquisição dos 5 mil livros para a educação infantil e fundamental do município totalizou um investimento de R$158.244,00 para a empresa contratada no Processo Licitatório nº 014/2024: Vizu Editora e Distribuidora de Livros LTDA.