A tuberculose é uma doença contagiosa, provocada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que em formas graves pode levar à morte.
A vacina BCG, criada em 1921 por Léon Calmette e Alphonse Guérin, representa uma das principais ferramentas de prevenção e proteção, principalmente para crianças nos primeiros anos de vida.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a alta cobertura vacinal é responsável pela prevenção de mais de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. A vacina é indicada para bebês nos primeiros dias de vida, porém, pessoas de qualquer idade que convivem com portadores de hanseníase e estrangeiros, ainda não vacinados, que estejam de mudança para o Brasil, também devem tomar o imunizante.
Os sintomas de tuberculose são: tosse, às vezes com expectoração e sangue, falta de ar, dores no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores, principalmente ao final do dia. A doença não afeta apenas os pulmões, atinge ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
O Dia da vacina BCG foi criado com o intuito de relembrar a importância da imunização, principalmente de bebês, pois possuem baixa imunidade, e em caso de contato com alguma pessoa infectada, podem contrair a forma mais grave da doença. Em Presidente Epitácio, a vacina é aplicada no Centro de Saúde do município, às segundas e quintas, das 7h30 às 17h.