A ADL (Avaliação de Densidade Larvária) é uma atividade preconizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SUCEN) que serve de diretriz para que os departamentos municipais de saúde tracem estratégias, em diferentes fases do ano, de acordo com o levantamento dos índices de infestação e de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zyka.
Na Estância Turística de Presidente Epitácio, a ação é coordenada pelo Covepe (Controle de Vetores de Presidente Epitácio), que desde o dia 1º de julho atua nos protocolos para as visitas avaliativas.
Em reunião, o Covepe discutiu orientações e protocolos em relação às visitas específicas de ADL. Essa ação ocorre em paralelo às demais rotinas do setor. Para a coleta de dados para a avaliação, serão visitados 900 imóveis, a partir de um sorteio, sendo 600 na área denominada 1 e outros 300 imóveis na chamada área 2.
A classificação de risco, de acordo com o Ministério da Saúde, segue os critérios: IP menor que 1: baixo risco; IP igual a 1 até 3,9: alerta; IP maior que 3,9: risco de surto. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo telefone 18 2016-0093.